EXPOSIÇÕES
MARTHA PAGY ESCRITÓRIO DE ARTE / 2021
FAKECRENÇAS E TECHNOHABITOS
        

"Minhas motivações durante o processo de pintura variam muito. Os sentidos são apreendidos a partir da articulação dos símbolos presentes. Sinto necessidade de pintar imagens, que, embora ricas em significados, passam despercebidas diante de tantas outras. Insinua-se, nas frestas da propaganda e da cultura pop, todo um universo a ser explorado.

As imagens, aparentemente bobas, banais, unem-se sobre um estilo de composição que faz da ironia provocativa seu mais potente recurso estético. Os quadros aqui expostos fazem do absurdo o princípio para a criação de um senso extremamente lúcido de realidade. Pretendo criar um universo artístico onde o contrassenso de hábitos e crenças retrógradas seja material para outras interpretações de mundo, que as neguem.

A tecnologia nos provê uma miríade de imagens, em contextos nos quais a pressa dá lugar à apreciação meramente estética. Transpor essas imagens virtuais para a materialidade da pintura permite o deslocamento de nosso foco de observação e a restauração da calma necessária ao espanto e à reinvenção sensível e afetiva dos modos de habitar o mundo.“


 





Mark